
Entrevista de João Fernandes para a Revista Bons Negócios
Diversos temas foram abordados em entrevista a João Fernandes, Sócio gerente da Caldeira & Costa, em exclusivo para a Revista Bons Negócios.
........................................
João Fernandes é sócio-gerente da Caldeira Costa, um adepto das novas tecnologias. Não larga o seu telemóvel para estar sempre conectado, utiliza aplicações que lhe permitem gerir melhor o seu tempo no trabalho e promove soluções digitais junto dos seus clientes. Para o empresário são as novas tecnologias que potenciam o crescimento de qualquer negócio.
........................................
SE NÃO ESTIVESSE A TRABALHAR NA CALDEIRA & COSTA QUAL SERIA A SUA PROFISSÃO?
A verdade é que já estou ligado à Caldeira Costa há mais de 30 anos, o que torna difÃcil imaginar outro cenário profissional. Mas se estivesse a trabalhar noutro projeto seria com certeza e sempre na área das tecnologias de informação.
........................................
COM QUE EMPRESÃRIO GOSTARIA DE CONVERSAR UM DIA PARA TROCAR ALGUMAS IDEIAS SOBRE GESTÃO?
Seria interessante juntar Mark Zuckerberg com Richard Branson e ter a oportunidade de confrontar a genialidade de um com o espÃrito aventureiro do outro.
........................................
UMA DICA PARA SER UM BOM LÃDER?
Um bom lÃder deve ser exigente para atingir a excelência e ser competente para que nenhum pormenor seja ignorado.
........................................
QUAL O MELHOR CONSELHO QUE LHE DERAM ATÉ HOJE?
O meu pai, de quem eu guardo gratas recordações, dizia-me:
“Ganharás a vida com o suor do teu rostoâ€. Na altura, não o considerei como um conselho, mas sim como uma maldição. Hoje, depois de tantos anos, penso que foi dos melhores conselhos que me deram.
........................................
QUAL O SEU GADGET DE ELEIÇÃO?
O smartphone. Reconheço que já não conseguiria viver sem esta ferramenta.
Hoje, o “estar conectado†depende muito deste gadget.
........................................
UTILIZA ALGUMA FERRAMENTA DIGITAL PARA MELHORAR A SUA PERFORMANCE NO TRABALHO?
Utilizo algumas aplicações que me permitem a otimização do meu tempo durante o dia, possibilitando uma maior eficácia no planeamento e organização das minhas tarefas laborais. A que mais utilizo é a iW360 da Canon que permite de uma maneira simples e eficaz o processamento e a partilha dos documentos pelos diversos departamentos da empresa.
........................................
ACREDITA QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS ORGANIZAÇÕES PODE FACILITAR A FORMA COMO SE FAZ NEGÓCIOS?
É um ponto importantÃssimo nos dias de hoje. As organizações que não abraçarem as novas tecnologias têm como destino provável o seu desaparecimento.
Na Caldeira Costa promovemos junto dos nossos clientes soluções digitais desenhadas para potenciar a competitividade e o crescimento, promovendo a sua adaptação à transformação digital dos negócios.
........................................
O QUE ESTÃ A LER?
Infelizmente não tem sido possÃvel dedicar-me à leitura como gosto.
Há algum tempo que tenho na mesa-de-cabeceira um livro de Joseph E. Stiglitz com o tÃtulo “Por uma Sociedade de Aprendizagemâ€.
O livro explica de uma maneira muito simples que o sucesso de uma sociedade ou de uma empresa está na sua capacidade de aprender a aprender.
........................................
VIAGEM QUE GOSTARIA DE FAZER?
Diria que a próxima, a que ainda não foi feita. Mas seria fantástico visitar um planeta fora do nosso sistema solar
.........................................
UM PASSATEMPO?
Gosto de desportos com raquete: o ténis, o squash ou o ténis de mesa. São atividades que requerem concentração, decisão rápida, além de uma boa componente fÃsica. De todos eles o ténis merece a minha preferência. Adoro competir e acima de tudo ganhar.
........................................
A CALDEIRA COSTA é uma empresa madeirense com quase 48 anos de existência que comercializa, instala e dá assistência técnica de todos os produtos e equipamentos da marca Canon. É o único parceiro oficial da Canon Portugal na Região Autónoma da Madeira. A empresa tem 4 300 clientes e faturou 1,7 milhões de euros em 2016.